25/03/2009

Bragança

Com uma existência milenária envolta na bruma dos tempos, Bragança era já no tempo dos romanos uma povoação importante. Aqui se situaria Juliobriga e por aqui passava a estrada romana, referida no Itinerário de Antonino e conhecida como a VIA XVII, que ligava Braga (BRACARA), Chaves (AQUAE FLAVIAE), passava pelo Castro de Avelãs, nesta zona situar-se-ia a Mansio Compleutica e seguia para Astorga (ASTURICA).
Passaria nas pontes das Carvas e de Gimonde. Em Babe existiria uma provável statione no lugar do Sagrado. De referir a existência de diversos marcos miliários, ao longo deste trajecto.
Destaque também para as necrópoles dos Quatro Caminhos e do Couto, ambas em Vale de S. Francisco. O topónimo deriva da palavra brigantia, que se transformou mais tarde, em Bregança ou Bergancia, acabando por tomar a forma actual.
Por aqui andaram os Suevos, os Godos e os Árabes. Durante as guerras entre cristãos e árabes foi saqueada e completamente destruída. Fernão Mendes, poderoso rico-homem da corte de D. Afonso Henriques, reconstruiu-a.
D. Sancho I concedeu-lhe foral em 1187 ...

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios