27/03/2009

Fauna Portuguesa

Bispo-de-coroa-amarela
Euplectes afer

Espécie de origem africana, introduzida recentemente em Portugal, provavelmente no final da década do oitenta, por isso a sua reduzida ocupação geográfica.

Pequena ave, da família dos tecelões, é facilmente detectável pela exuberante e garrida plumagem, principalmente do macho, que no período de nidificação, Primavera e Verão, nos surge com as suas penas amarelas e pretas em sítios de fácil visibilidade. O tom dominante é o amarelo, que abrange a maior parte da cabeça, do dorso e da cauda. As fêmeas tem menos visibilidade e são facilmente confundidas com o “pardal-francês” por serem mais acastanhadas.
Durante o Outono e Inverno a espécie passa mais despercebida devido aos tons acastanhados que então assume a sua plumagem.
Esta espécie pode ser observada em zonas palustres com vegetação emergente, estando presente no Litoral Norte: no Baixo Mondego e na Ria de Aveiro. Na região de Lisboa surge-nos no estuário do Tejo, principalmente na Ponta da Erva e no Paul da Barroca. No Alentejo é frequente no Estuário do Sado.

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios