04/04/2009

Lisboa

A história de Lisboa, como urbe de grande importância peninsular, inicia-se cronologicamente com a chegada dos primeiros colonizadores do Lácio, no decurso do século II a. C. Até então, o aglomerado urbano, estabelecido a 16 km da foz do rio Tejo, conhecera uma longa e fértil história. As jazidas paleolíticas encontradas na colina hoje abraçada pelo Castelo de S. Jorge remetem a presença humana na região a um período próximo do Calcolítico.
Os Tartéssios, povo peninsular de origem africana, foram, provavelmente, os primeiros a estabelecer relações comerciais com os Celtas e Iberos, Gregos, Fenícios e Cartagineses, todos eles atraídos pelo seu seguro porto. Aos Gregos, segundo se pensa, deve-se a origem etimológica de Lisboa, quer derivada do nome de Ulisses, famoso rei de Ítaca, quer, como pensam outros autores, como forma alterada da expressão “Elasipos, ”culto helénico referenciável na história primitiva da Atlântida.

O domínio romano, povo que chegou em 205 a. C. e ocupou a colina fortificada que era então Lisboa, aproveitando as estruturas urbanas legadas pela “Alis Ubbo” fenícia, revelou-se na Felicitas Júlia Olissipo, município da província da Lusitânia.
Os seus limites, nessa época, situavam-se no esteio do rio que penetrava até ao Rossio, na colina onde se desdobra a actual Alfama e na acrópole situada no Castelo.
Construíram-se muralhas, ergueram-se templos, aquedutos, quintas e “vilas” pretorianas, romanizaram-se a administração, a língua e os hábitos, rasgaram-se estradas e pontes conducentes ao coração do Império e fez-se de Lisboa um dos mais laboriosos centros económicos e políticos da península. Cidade próspera, com um teatro, termas, fórum e templos.

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios