23/09/2010

Fauna Portuguesa

Sombria
Emberiza hortulana


Uma das espécies mais características das zonas de altitude do nosso país, especialmente durante os meses de Maio e Junho quando o canto da Sombria enche as encostas das nossas zonas serranas, em especial as de dificil acesso, já que é pouco tolerante da presença humana, preferindo zonas fortemente rochosas e frequentadas por gado, o que explica a dificuldade da sua observação.

É uma ave migradora que nidifica na Europa e inverna em África, sendo frequente no nosso país a norte do Tejo, acima dos 800 metros de altitude, situando-se as melhores zonas de observação no Parque Nacional da Peneda-Gerês, entre Covelães e Tourém, na Serra da Estrela, onde é mais abundante e na Serra de Leomil. Também é possível encontrar a Sombria nas encostas das Serras do Alvão, Marão, Montesinho e no Parque Natural do Douro Internacional. A sul é possível observar a Sombria na zona de Sagres durante a sua migração de Outono.
Identifica-se pela cabeça esverdeada, garganta e "bigode" amarelos e pelo ventre avermelhado, sendo que a plumagem dos machos é mais vistosa durante a época de reprodução. Na observação à distância, poder parecer simplesmente uma ave acastanhada.
O seu canto característico, que na Primavera é repetido incessantemente, permite-nos localizar e identificar facilmente a Sombria, em especial os machos que pousam frequentemente em rochedos, árvores isoladas ou mesmo em postes de alta tensão.

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios