Leiria, nó rodoviário muito importante, quer sob o ponto de vista económico, quer turístico, situa-se entre pólos de forte atracção, como a Batalha, Alcobaça, Nazaré e Fátima, numa diversidade ímpar de recursos e produtos turísticos, onde imperam atracções naturais, majestosos monumentos com histórias para contar e a sua inigualável costa marítima.
Foi a partir do castelo que a cidade se desenvolveu em direção às margens do rio.
É a partir deste monumento medieval que podem ver-se claramente as marcas do desenvolvimento, porque deste local colhemos a fotografia real de Leiria, os seus bairros históricos e modernos, as suas praças, os monumentos e todos os outros elementos que individualizam o centro urbano.
O rio que penetra e abraça a cidade, dando-lhe a sedução das suas frondosas margens, é o Lis.
A grande intervenção do Polis mudou completamente as margens do rio e a própria imagem de Leiria, este passou a ser ladeado por zonas pedonais e ciclovias, muito agradáveis e frescas, propícias a longas caminhadas e relaxantes momentos.
Um painel de azulejos assinala o lugar de um moinho de papel construído em 1411, foi a primeira "fábrica" de papel em Portugal.
Seja bem-vindo a Leiria e ao seu concelho. Venha descobrir um vasto património arquitectónico, museológico e gastronómico que esperam por si.
Os recursos, as propostas e as actividades excedem-se e a animação é uma constante.
Saber mais...
08/09/2012
Leiria
Publicada por Destino Portugal à(s) 02:01 0 comentários
Etiquetas: Concelhos de Portugal, Leiria
07/09/2012
Flora Portuguesa
Tomilho
Thymus vulgarisPlanta subarbustiva, de textura semi-lenhosa, facilmente identificável pelo característico aroma, possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.
É da família das família Lamiaceae e um subarbusto aromático da família das labiadas e amplamente utilizada desde a antiguidade por suas propriedades místicas, anti-sépticas, condimentares e aromáticas.
O nome científico da planta – “Thymus” – significa coragem em grego. Os antigos gregos e romanos acreditavam que a planta os encorajava e motivava, e ramos de tomilho eram utilizados nos banhos e vestimentas dos guerreiros antes das batalhas.

Há um grande número de variedades de tomilho, com aromas diferenciados, variações e portes diferentes. Algumas são mais apropriados para usos culinários, enquanto outras são mais específicos para usos industriais ou ornamentais.
Publicada por Destino Portugal à(s) 12:03 0 comentários
Etiquetas: Flora Portuguesa
Subscrever:
Mensagens (Atom)